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Na
religião católica, ato solene com que a Igreja comemora. diante do
altar, o sacrifício de Jesus Cristo, sob a forma do pão e do vinho, na
última ceia: A missa é a principal cerimônia do cultocatólico.
O termo missa é uma expressão tardia para designar o ato principal do culto católico, e sua teologia é fundamentalmente a mesma nas igrejas ortodoxas e católicas: a missa é o sacramento da Nova Aliança que atualiza o supremo sacrifício de Cristo e, por obra do Espirito Santo. torna o Cristo ressuscitado e presente no pão e do vinho. |
A
celebração da missa na Igreja romana foi revisada em 1969, por decisão
do Concílio Vaticano II, com a intenção de simplificar sua disposição e
de ressaltar cada uma de suas partes. Antes a missa era rezada em latim
e o padre ficava de costas para os fiéis.
A missa católica compreende: 1 ) o rito de introdução, cujo objetivo é preparar a assembléia para compreender a palavra de Deus e para celebrar a eucaristia; 2 ) a liturgia da palavra, constituída por leituras bíblicas intercaladas por cantos, uma homilia para comentar as leituras, a profissão de fé e a oração dos fiéis; 3 ) a liturgia eucarística, que reproduz o essencial da última ceia, onde o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo; após o Pai-Nosso e a oferta da paz, a fração do pão manifesta a unidade dos fiéis, que comungam de um só pão e formam um só corpo; 4 ) o rito de conclusão, muito breve, que compreende a bênção do celebrante, que se despede da assembléia. Roteiro da Missa: |
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Ritos
Inciais
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-Monição ambiental (comentário) -Canto de entrada -Acolhida e Saudação -Ato Penitencial -Hino de louvor (Glória) -Oração "Coleta" |
-de pé -de pé -de pé -de pé -de pé -de pé |
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Liturgia da Palavra
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-Monição para a 1ª Leitura -Proclamação da 1ª Leitura -Salmo Responsarial -Monição para a 2ª Leitura -Proclamação da 2ª Leitura -Monição para o Evangelho -Canto de aclamação ao Evangelho -Proclamação do Evangelho -Homilia (pregação) -Profissão de fé (Creio) -Orações dos fiéis |
-sentados -sentados -sentados -sentados -sentados -sentados -de pé -de pé -sentados -de pé -de pé |
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Liturgia
Eucarística
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Prepação das Oferendas | -Canto e
Procissão das Oferendas -Apresentação do pão e do vinho -Presidente lava as mãos -Orai irmãos! -Oração sobre as Oferendas |
-sentados -sentados -sentados -de pé -de pé |
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Oração
Eucarística ou Anáfora |
-Prefácio
e "Santo" -Invocação do Espírito Santo -Narrativa da Ceia -Consagração do pão e do Vinho -"Eis o Mistério da Fé!" -Lembra a Morte e Ressureição de Jesus -Orações pela Igreja -Louvor Final (Por Cristo...) |
-de
pé -de pé -de joelhos ou de pé -de joelhos ou de pé -de joelhos ou de pé -de pé -de pé -de pé |
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Rito da Comunhão | -Pai-Nosso e
oração seguinte -Saudação da Paz -Fração do Pão -Cordeiro de Deus -Felizes os convidados! -Distribuição da Comunhão -(Canto de ação de graças) -Oração após a Comunhão |
-de pé -de pé -de pé -de pé -de pé -sentados -sentados -de pé |
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Ritos
Finais
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-Comunicados e convites -Benção final -Despedida (Ide em paz!) |
-de
pé -de pé -de pé |
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O
Significado dos Gestos
A religião assume o homem todo, como ele é: corpo e alma. A Graça não destrói a natureza humana, mas a completa e aperfeiçoa. Por isso, rezamos com o corpo também, dizendo palavras e fazendo gestos. A Missa é o louvor visível do Povo de Deus. |
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Sentados
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É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar. É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair. Em celebrações especiais, com pequena comunidade, o Presidente (celebrante), às vezes, faz a homilia sentado. | ||||
De pé:
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É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. Foi, desde o início da Igreja, a posição do "orante". A Bíblia diz: "Quando vos puserdes em pé para orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas" (Mc 11, 25). Falando dos bem-aventurados, João vê uma multidão, de vestes brancas, "de pé, diante do Cordeiro", que é Jesus (Ap 7,9). | ||||
De joelhos:
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De início, o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração a Deus. São Paulo diz: "Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra" (Fl 2, 10). Rezar de joelhos é mais comum nas orações individuais. "Pedro, tendo mandado sair todos, pôs-se de joelhos para orar" (Cf. At 9,40). | ||||
Genufluxão:
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É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário. Também fazemos genuflexão diante do crucifixo na Sexta-Feira Santa, em sinal de adoração. (Não é adoração à cruz, mas a Jesus que nela foi pregado). |
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Inclinação:
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Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a bênção solene. | ||||
Procissão:
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Na Missa podemos fazer diversas procissões, se forem convenientes: na Entrada do Presidente, no Evangelho, no Ofertório, na Comunhão. A História da Salvação começou com uma "procissão": Abraão e sua família a caminho da Terra Prometida. As nossas procissões simbolizam a peregrinação do Povo de Deus para a casa do Pai. Somos uma Igreja "peregrina". | ||||
Mãos levantadas:
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É atitude dos “orantes”. Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo: "Quero, pois, que os homens orem em qualquer lugar, levantando ao céu as mãos puras, sem ira e sem contendas" (1 Tm 2,8). | ||||
Mãos Juntas:
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Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade. | ||||
Prostação:
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Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova. e uma nova missão. | ||||
Silêncio:
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O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. "O Senhor fala no silêncio do coração". É oportuno fazer silêncio depois das Leituras, da homilia e da Comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse. Meditar é também uma forma de participar. Uma Missa que não tivesse nenhum momento de silêncio, seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra. |
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