Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja


 Religião
 Religiosidade no Brasil
 Ordens Religiosas
 Os Jesuítas
 Catolicismo
 -Igreja Católica Apostólica Romana
 -Concílios e Sínodos
 -Hierarquia na Igreja Católica
 -Os Sacramentos
 -Ano Litúrgico
 -Natal
 -Ciclo da Pácoa
 -A Missa
 -A Bíblia
 -O Terço
 -As Orações
 -Os Anjos
 -Os Santos Populares
 Protestantismo
 Religiões Afro-brasileiras
 Igrejas
 Ecumenismo


A Missa

Última Ceia
Última Ceia
Na religião católica, ato solene com que a Igreja comemora. diante do altar, o sacrifício de Jesus Cristo, sob a forma do pão e do vinho, na última ceia: A missa é a principal cerimônia do cultocatólico.
O termo missa é uma expressão tardia para designar o ato principal do culto católico, e sua teologia é fundamentalmente a mesma nas igrejas ortodoxas e católicas: a missa é o sacramento da Nova Aliança que atualiza o supremo sacrifício de Cristo e, por obra do Espirito Santo. torna o Cristo ressuscitado e presente no pão e do vinho.

A celebração da missa na Igreja romana foi revisada em 1969, por decisão do Concílio Vaticano II, com a intenção de simplificar sua disposição e de ressaltar cada uma de suas partes. Antes a missa era rezada em latim e o padre ficava de costas para os fiéis.

A missa católica compreende:
1 ) o rito de introdução, cujo objetivo é preparar a assembléia para compreender a palavra de Deus e para celebrar a eucaristia;
2 ) a liturgia da palavra, constituída por leituras bíblicas intercaladas por cantos, uma homilia para comentar as leituras, a profissão de fé e a oração dos fiéis;
3 ) a liturgia eucarística, que reproduz o essencial da última ceia, onde o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo; após o Pai-Nosso e a oferta da paz, a fração do pão manifesta a unidade dos fiéis, que comungam de um só pão e formam um só corpo;
4 ) o rito de conclusão, muito breve, que compreende a bênção do celebrante, que se despede da assembléia.


Roteiro da Missa:

Ritos Inciais
-Monição ambiental (comentário)
-Canto de entrada
-Acolhida e Saudação
-Ato Penitencial
-Hino de louvor (Glória)
-Oração "Coleta"
-de pé
-de pé
-de pé
-de pé
-de pé
-de pé
Liturgia da Palavra
-Monição para a 1ª Leitura
-Proclamação da 1ª Leitura
-Salmo Responsarial
-Monição para a 2ª Leitura
-Proclamação da 2ª Leitura
-Monição para o Evangelho
-Canto de aclamação ao Evangelho
-Proclamação do Evangelho
-Homilia (pregação)
-Profissão de fé (Creio)
-Orações dos fiéis
-sentados
-sentados
-sentados
-sentados
-sentados
-sentados
-de pé
-de pé
-sentados
-de pé
-de pé
Liturgia Eucarística
Prepação das Oferendas -Canto e Procissão das Oferendas
-Apresentação do pão e do vinho
-Presidente lava as mãos
-Orai irmãos!
-Oração sobre as Oferendas
-sentados
-sentados
-sentados
-de pé
-de pé
Oração Eucarística
ou Anáfora
-Prefácio e "Santo"
-Invocação do Espírito Santo
-Narrativa da Ceia
-Consagração do pão e do Vinho
-"Eis o Mistério da Fé!"
-Lembra a Morte e Ressureição de Jesus
-Orações pela Igreja
-Louvor Final (Por Cristo...)
-de pé
-de pé
-de joelhos ou de pé
-de joelhos ou de pé
-de joelhos ou de pé
-de pé
-de pé
-de pé
Rito da Comunhão -Pai-Nosso e oração seguinte
-Saudação da Paz
-Fração do Pão
-Cordeiro de Deus
-Felizes os convidados!
-Distribuição da Comunhão
-(Canto de ação de graças)
-Oração após a Comunhão
-de pé
-de pé
-de pé
-de pé
-de pé
-sentados
-sentados
-de pé
Ritos Finais
-Comunicados e convites
-Benção final
-Despedida (Ide em paz!)
-de pé
-de pé
-de pé
O Significado dos Gestos

A religião assume o homem todo, como ele é: corpo e alma. A Graça não destrói a natureza humana, mas a completa e aperfeiçoa. Por isso, rezamos com o corpo também, dizendo palavras e fazendo gestos. A Missa é o louvor visível do Povo de Deus.
Sentados
É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as Leituras, a homilia e meditar. É a atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair. Em celebrações especiais, com pequena comunidade, o Presidente (celebrante), às vezes, faz a homilia sentado.
De pé:
É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição para obedecer. Foi, desde o início da Igreja, a posição do "orante". A Bíblia diz: "Quando vos puserdes em pé para orar, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas" (Mc 11, 25). Falando dos bem-aventurados, João vê uma multidão, de vestes brancas, "de pé, diante do Cordeiro", que é Jesus (Ap 7,9).
De joelhos:
De início, o cristão ajoelhava-se somente nas orações particulares. Depois toda a comunidade passou a ajoelhar-se em tempo de penitência. Agora essa posição é comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Ajoelhar-se perante alguém era sinal de homenagem a um soberano. Hoje significa adoração a Deus. São Paulo diz: "Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra" (Fl 2, 10). Rezar de joelhos é mais comum nas orações individuais. "Pedro, tendo mandado sair todos, pôs-se de joelhos para orar" (Cf. At 9,40).
Genufluxão:
É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela saímos, se ali existe o sacrário. Também fazemos genuflexão diante do crucifixo na Sexta-Feira Santa, em sinal de adoração. (Não é adoração à cruz, mas a Jesus que nela foi pregado).
Inclinação:
Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a bênção solene.
Procissão:
Na Missa podemos fazer diversas procissões, se forem convenientes: na Entrada do Presidente, no Evangelho, no Ofertório, na Comunhão. A História da Salvação começou com uma "procissão": Abraão e sua família a caminho da Terra Prometida. As nossas procissões simbolizam a peregrinação do Povo de Deus para a casa do Pai. Somos uma Igreja "peregrina".
Mãos levantadas:
É atitude dos “orantes”. Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo: "Quero, pois, que os homens orem em qualquer lugar, levantando ao céu as mãos puras, sem ira e sem contendas" (1 Tm 2,8).
Mãos Juntas:
Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade.
Prostação:
Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostravam com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova. e uma nova missão.
Silêncio:
O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. "O Senhor fala no silêncio do coração". É oportuno fazer silêncio depois das Leituras, da homilia e da Comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse. Meditar é também uma forma de participar. Uma Missa que não tivesse nenhum momento de silêncio, seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.

Fontes: Grande Enciclopédia Larousse Cultural - São Paulo: Editora Nova Cultural, 1988
              A Missa parte por parte / Pe. Luiz Cechinato. - Petrópolis, RJ : Editora Vozes, 2004

Deixe seu comentário:
Religiosidade
Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter