Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

 Religião
 Religiosidade no Brasil
 Ordens Religiosas
 Os Jesuítas
 Catolicismo
 -Igreja Católica
  Apostólica Romana
 -Concílios e Sínodos
 -Hierarquia na Igreja           Católica
 -Os Sacramentos
 -Ano Litúrgico
 -Natal
 --Os Reis Magos
 --Símbolos do Natal
 -Ciclo da Páscoa
 -A Missa
 -A Bíblia
 -O Terço
 -As Orações
 -Os Anjos
 -Os Santos Populares
 Protestantismo
 Religiões Afro-brasileiras
 Igrejas
 Ecumenismo



Natal: Festa da Natividade

O nascimento de Jesus

“Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galiléia, subiu até à Judéia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida. E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogênito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria. Na mesma região, encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: “Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor. Isto vos servirá de sinal para o identificardes: Encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus dizendo:
“Glória a Deus, nas alturas e paz na terra aos homens do Seu agrado”.
Quando os anjos se afastaram deles em direção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos então até Belém e vejamos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer”. Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino, deitado na manjedoura. E, quando os viram, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele Menino. Todos os que ouviram se admiraram do que lhes disseram os pastores. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. E os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado.” (Lucas 2:1-20)

Natividade
Natividade - Museu do Prado, Madri, Espanha

Curiosidades sobre o tempo do Natal

O dia do nascimento de Jesus é desconhecido. Atualmente a festa da natividade ocorre no dia 25 de dezembro. As primeiras comemorações do Natal eram realizadas em 6 de janeiro. Em Roma, no Quarto Século, este costume foi deslocado para o dia 25 de dezembro pelo Papa Libério. Porém, o dia 6 de janeiro foi mantido como Festa da Epifania, ou Festa do Batismo. Durante algum tempo, o Natal era comemorado no dia 6 de janeiro em Constantinopla, no Oriente, e em 25 de dezembro no Ocidente. Finalmente, o concílio no Quinto Século, escolheu definitivamente a meia-noite do dia 24 de dezembro como início do Natal.
Um dos motivos para a escolha da data era que a Igreja Cristã desejava afastar a atenção dos cristãos do chamado festival pagão Sol Invictus, celebração mitraísta realizada por volta do dia 25 de dezembro. Havia também a grande celebração romana, a Saturnália, a Festa de Saturno, que culminava por volta do dia 24 de dezembro. Sendo realizado na mesma época outras festividades pagãs.
É pouco provável que Jesus tenha nascido em dezembro, em pleno inverno boreal. O inverno é frio na Palestina. Chove bastante, ocorrem geadas e até nevascas. O Evangelho de Lucas fala de pastores dormindo com suas ovelhas em pleno campo... um programa mais de primavera ou de verão... Apesar de que os pastores, com suas tendas, seguem suas ovelhas pelos campos, mesmo no inverno da Judéia. Pela tese do inverno rigoroso, Jesus deveria ter nascido no final do primeiro semestre ou começo do segundo, entre maio e setembro, evitando, paradoxalmente, o frio período do Natal”.
Pelo calendário Cristão Jesus teria nascido no ano zero, contudo, por interferência da Igreja Católica no calendário, Jesus acabou nascendo uns anos depois da verdadeira data do seu nascimento! Para historiadores e estudiosos, Jesus nasceu de fato em torno do ano 6 antes de Cristo.


Biblia Sagrada
Origem das tradições do Natal / Spencer Lewis in O Rosacruz, Novembro/Dezembro, 1984
Guia de Curiosidades católicas: causos, costumes, festanças e símbolos escondidos no seu calendàrio / Evaristo Eduardo de Miranda. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2007

Deixe seu comentário:
Natal
Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter