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Um
dos
seus princípios defende o direito ao julgamento particular na
interpretação das Escrituras, o que levou ao aparecimento de um grande
número de correntes no interior da doutrina.
No início, seus principais ramos eram o Luteranismo, professado na Alemanha e nos países escandinavos; o Calvinismo com grande número de adeptos na Suíça, nos Países Baixos, nos Estados Unidos e na França; o Anglicanismo, dominante na Inglaterra; e o Zwinglianismo, professado na Suíça. Mais tarde apareceram as Igrejas Congregacionais, Batista, Quacres, Metodistas, a Igreja Morávia, o Exército da Salvação e o Pentecostalismo. Igrejas protestantes, conjunto das Igrejas e comunidades cristãs surgidas com a Reforma no século XVI, englobando quer as Igrejas formadas nessa época por católicos que então se separaram da Igreja Romana, quer aquelas nascidas em seguida, no seio de comunhões protestantes, ou que se desenvolveram em países de missão. Nascida na Alemanha com Lutero, a Reforma estendeu-se quase simultaneamente pela Europa, com Zwinglio na Suíça, com Briçonnet, Lefèvre d'Etaples e G. FareI, que na França abriram caminho para Calvino. Surgiram, então, várias correntes no protestantismo: uma corrente luterana (Luteranismo), uma corrente reformada (com o zwinglianismo e o calvinismo ), uma corrente anglicana (Anglicanismo). |
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No século XVII, o
protestantismo sofreu os contragolpes da Reforma católica e fraquejou.
Na Inglaterra,
o estabelecimento da Igreja Anglicana promoveu o desenvolvimento das
comunidades não
conformistas, congregacionalistas ou puritanas. Porém, seu
individualismo religioso, se favoreceu o desenvolvimento da
exegese e da crítica bíblica, muitas vezes conduziu ao racionalismo deísta ou mesmo ao
indiferentismo teológico. Entretanto, a insensibilidade intelectual dos
dogmáticos
e cientistas quase nada influiu, nessa época, sobre a devoção profunda
das massas, que se
exprimiu inicialmente nos cânticos e também no pietismo. Este deu
origem às comunidades dos irmãos morávios do conde de
Zinzendorf, e, juntamente com a influência dos batistas e dos quacres, desempenhou um papel
importante nas origens do metodismo de Wesley. Essas novas Igrejas de inspiração piedosa
influenciaram o protestantismo europeu, mas foi sobretudo nas colônias
inglesas da
América que se desenvolveram. Entre elas, as Igrejas batistas viriam a
ser o movimento protestante
mais significativo nos Estados Unidos.
No séc. XIX, esses movimentos piedosos dariam origem à Renovação, que associava à teologia tradicional uma espiritualidade sentimental e que, abertamente oposta às ligações estruturais entre a Igreja e o Estado ( fundação das Igrejas livres, c. 1850, na Alemanha e Suíça ), deve ser associada ao desenvolvimento do protestantismo liberal dominante no decorrer da segunda metade do século. Originou-se dela o movimento cristão social, preocupado com os grandes problemas sócio-políticos e internacionais. Com esse mesmo espírito criaram-se e espalharam-se os movimentos de juventude, como as uniões cristãs de jovens, que, desde 1844, tiveram um papel considerável na história do protestantismo, favorecendo as "alianças intereclesiásticas" e o ecumenismo. Ao longo da segunda metade do século XIX, as Igrejas protestantes se reagruparam e frequentemente criaram federações entre si; é o caso das Igrejas anglicanas, após a Conferência de Lambeth (1867), e depois, em 1881, a formação da Conferência Metodista Ecumênica; em 1891, a União Internacional das Igrejas Congregacionistas; em 1905, a Aliança Batista Mundial; em 1921, a Aliança Reformada Mundial; e, em 1947, a Federação Luterana Mundial. A maior parte dessas organizações universais tem sua sede em Genebra. Além disso, existe desde 1921 um Conselho Internacional das Missões. Ao mesmo tempo, constituíram-se organismos nacionais intereclesiásticos. Ademais, certas tendências muito próximas umas das outras reunificaram-se numa única Igreja: é o caso na Escócia, com a fundação, em 1929, da Igreja da Escócia; na França, em 1938, com a constituição da Igreja Reformada da França, que reúne a maior parte das Igrejas reformadas francesas, e, em 1943, da Igreja do cantão suíço de Neuchâtel. Desde então, o movimento ecumênico tomou impulso com as conferências "Vida e Ação" (Estocolmo, 1925, depois Oxford, 1937), ao mesmo tempo que se reuniram as conferências do grupo "Fé e Constituição" (Lausanne, 1927, e Edimburgo, 1937 ). Em 1948, teve lugar em Amsterdam a Assembléia Ecumênica, no decorrer da qual foi constituído o Conselho Ecumênico das Igrejas. O protestantismo contemporâneo se orienta segundo os mesmos princípios desde a Reforma. A pregação pura da palavra de Deus e a administração dos sacramentos são as marcas de uma Igreja que se considera uma instituição divina. Distinguem-se, segundo o modo de recrutamento, as Igrejas de professas (adesão pessoal de membros após sua conversão) e as Igrejas multitudinárias (que recrutam sobretudo desde o nascimento). As Igrejas de professas adotam com mais freqüência um regime congregacionalista, por meio do qual cada paróquia, autônoma, é dirigida pela assembléia de seus membros. As outras Igrejas se dividem entre o sistema episcopal, com os bispos reclamando para si a sucessão apostólica (Igreja anglicana, Igreja luterana da Suécia) ou não ( Igrejas morávias, metodista-episcopal, etc.) e o sistema presbiteriano-sinodal (sobretudo nas igrejas reformadas), pelo qual as paróquias, dirigidas pelo conselho presbiteriano (o pastor e os "anciãos" ), são unidas entre si e nos sínodos regionais e nacionais. |
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