Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja
Modus
 O Nascimento
 A infancia
 Jogos e Brinquedos
 O Jovem
- A Amizade e turma
- O Namoro
- O Noivado
 O Casamento
 O Habitar
 Direção do lar
 O Adulto
 O Idoso
 A Morte
 Sabedoria Popular
 Crendice

A amizade e a Turma

A amizade é um relacionamento baseado na reciprocidade. Como na fábula de La Fontaine, dois amigos precisam saber se ajudar mutuamente sem esperar vantagens ou recompensas imediatas.
Certo dia, um leão estava dormindo ao sol. Acordou ao sentir que alguma coisa lhe fazia cócegas na pata. Olhou para baixo e viu um rato. Já havia erguido a pata para esmagá-lo, quando o ratinho exclamou:
“Não me mate! Quem sabe um dia eu ainda poderei ajudá-lo”.
O leão achou graça, mas como estava de bom humor deixou o ratinho partir.
Algum tempo depois, preso na rede de um caçador, o leão urrava de desespero quando surgiu o ratinho. Diligente e ativo, este logo começou a roer as cordas da rede, até que o leão se viu livre da armadilha.
La Fontaine

A noção de amizade é suficientemente ampla para abrigar toda uma gama de variações. O termo é aplicado a relacionamentos que vão desde um conhecimento casual até a ligação profunda, duradoura e confiante que, para certas pessoas, chega a ter um valor maior do que o da maioria dos casos amorosos.
Leão de La Fontaine
Além disso, o conteúdo de uma relação amistosa pode estar baseado em necessidade e interesses muito diferentes – afinidade intelectual, participação comum em atividade de trabalho ou de lazer, apoio emocional e consolo mútuo. Embora a maioria dos amigos compartilhem os mesmos valores e opiniões, muitas amizades duradouras baseiam-se entes nas oposições do que nas semelhanças. Já foi dito até que as discordâncias são indispensáveis em qualquer amizade. Contudo, mesmo um relacionamento baseado em divergências depende, geralmente, da existência de certos interesses comuns.

A Turma
A Turma
É durante a adolescência que surgem as turmas – pequenos grupos de amigos selecionados que exercem uma influência importantíssima na formação da personalidade do adolescente. Os integrantes da turma, naturalmente ligados uns aos outros por afeição e admiração, tendem a definir interesses semelhantes, valores e objetivos comuns.
Nos últimos anos dessa fase, a escolha dos amigos – até mesmo dentro da própria turma – é bastante condicionada pelos planos e perspectivas de estudo e trabalho. Assim, por exemplo, têm maior afinidade e mais tendência a se aproximar aqueles que pretendem cursar a mesma faculdade ou trabalhar na mesma área profissional.
A música é outro fator de aproximação: os que gostam do mesmo estilo ou dos mesmos grupos musicais.

Fontes : As várias etapas da amizade in Livro da Vida, Vol 3 - São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
Ilustração: http://home.earthlink.net/~erinoleary/child/chpics/lionmouse.html
Um homem precisa de amigos in Livro da Vida, Vol 3 - São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
Ilustração de Heliana Brandão in O Livro dos jogos e das brincadeiras: para todas as idades / Heliana Brandão, Maria das Graças V. G. Froeseler. - Belo Horizonte: Editora Leitura, 1997


Volta ao Topo
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter