|
|||||||||||||||||
Danças e Festas Folclóricas |
|
Para jogar Capoeira é
necessário uma roda para delimitar a área onde acontecerá, e uma
orquestra de berimbaus e padeiros. Calados e imóveis, os parceiros se
agacham à frente da orquestra. Um dos instrumentistas puxa a Chula
inicial. Ao cantar:
“iaiá, vorta do mundo
ioiô, qu’o mundo dá” os
capoeiras levantam, fazem um círculo completo, marchando, e quem está à
frente desfere o primeiro golpe.
Entre os golpes mais conhecidos, destacam-se os seguintes: “Aú : este salto mortal começa com o corpo flexionado, mãos no chão, os dois pés descrevem um semicírculo no ar e pousam, em posição ereta, a dois metros do ponto inicial; Chapa-de-pé : distensão da perna de maneira a alcançar, com a planta do pé, a cabeça ou o peito do oponente; Meia-lua : fazendo pião num dos pés, o capoeira distende a perna, em ângulo reto com o corpo, e gira na direção do outro; Rabo-de-Arraia : com as mãos no chão, o capoeira atira ambas as pernas, mais ou menos em ângulo reto com o corpo contra os calcanhares do parceiro, tentando derrubá-lo.” |
Roda de Capoeira -
Grupo de Capoeira Mocambo - Mestre Kilombo - Foto Virgínia Rodrigues
|
|
|
Golpes de Capoeira - Escola de Capoeira Ginga dos Ventos - Foto Virgínia Rodrigues |
Fontes
: Dança,
Brasil : festas e danças populares / Gustavo Pereira Côrtes, -
Belo Horizonte : Editora Leitura, 2000
Danças
Populares Brasileiras
/ coordenação de Ricardo Ohtake, pesquisa de Antonio José Madureira,
texto de
Helena Katz, consultor
Terson da Costa Praxedes, Porto Alegre - RS - Projeto Cultural Rodhia,
1989
Fotos do Grupo Mocambo e
da Escola Ginga dos Ventos de Virgínia Rodrigues publicadas na Revista Ginga Capoeira - São Paulo: Editora Escala, Ano
2, nº 12
|
||
Deixe seu comentário: | Deixe seu comentário: | |
Correio eletrônico | ||
Livro de visitas |