Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e
Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
 Caboclinhos-MG
 Caiapó-SP
 Calango
 Fandango de São Paulo
 Jongo
 Ticumbi
 Outras danças
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras


Danças e Festas Folclóricas : Sudeste
Fandango de São Paulo
Fandango de São Paulo - J. Lanzallotti

No início da colonização, a maioria da população do sudeste vivia próximo ao litoral, desde a fundação de São Vicente, em 1532. O interior só passou a ser colonizado com as expedições chamadas entradas e bandeiras, que desbravaram a região em busca de ouro, pedras preciosas e indígenas para serem escravizados, muitos povos foram extintos quando o interesse principal era o ouro e posteriormente com a criação de gado.

A descoberta do ouro em Minas Gerais provocou um intenso fluxo migratório para a região, especialmente bandeirantes paulistas, escravos africanos e aventureiros portugueses.

Antonil que, escrevendo a sua "Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas" nos primeiros momentos do século, afirma que "mais de trinta mil almas" andavam catando ouro nas Gerais. Em 1776, os negros somavam 249 105 pessoas, para uma população total de 319 769 habitantes. O número de escravos empregados nas lavras só começou a diminuir relativamente quando as jazidas entraram em processo de esgotamento.

No final do século XIX começam a chegar os imigrantes para o trabalho na louvora, principalmente italianos e japoneses, sendo que alguns, junto com alemães e outros povos seguiram para a região Sul.

As festas e as tradições culturais traduzem, de forma comemorativa, a imensa riqueza cultural da região, revelando um povo miscigenado. As comemorações típicas e de intenso valor religioso em Minas Gerais são um legado vivo da influência católica no período colonial. No Espírito Santo, os festejos aos santos de devoção recebem intenso apelo popular. No Rio de Janeiro, e atualmente em São Paulo, destaca-se o carnaval, a maior festa profana e popular do mundo, com os deslumbrantes desfiles das escolas de samba (ver Ciclo Carnavalesco).

Fontes : Dança, Brasil : festas e danças populares / Gustavo Pereira Côrtes, - Belo Horizonte : Editora Leitura, 2000
Brasil História - Texto e Consulta: 1 Colônia / Antonio Mendes Jr., Luiz Roncari e Ricardo Maranhão - São Paulo: Editora Brasiliense, 1979.



Danças Folclóricas
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter