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Matéria-prima e preparo
Na
pintura corporal, os Asurini, como vários outros grupos indígenas,
utilizam o jenipapo e o urucum como matéria-prima para as tintas, que
são aplicadas no corpo com a mão ou com o auxílio de um talo de
madeira, em caso de motivos que requerem mais detalhes. Podem ser
utilizados, também, carimbos feitos com caroço da fruta inajá, partido
ao meio. O carimbo é mergulhado na tinta de jenipapo e, em seguida,
aplicado sobre o corpo.
O
urucum é cultivado próximo às casas e o jenipapo coletado na mata da
reserva, em locais distantes da aldeia. A coleta do jenipapo é um
trabalho preferencialmente masculino, enquanto o preparo da tinta é uma
tarefa desempenhada pelas mulheres. Para obter a tinta, elas ralam o
fruto do jenipapo e, em seguida, a massa ralada é espremida. Dela
desprende-se um líquido que é colocado em uma vasilha e deixado ao sol.
Após algum tempo, a tinta do jenipapo escurece um pouco, sendo então,
aplicada no corpo do indivíduo. Durante sua aplicação, a tinta é ainda
muito clara, tornando-se escura, quase preta, com o passar de algumas
horas. Já o urucum é amassado na mão e aplicado em seguida. É uma
pintura que não resiste tanto tempo quanto a do jenipapo; sua duração é
de um dia, às vezes, dois.
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