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Preparo da pintura
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Preparo da pintura

Matéria-prima e preparo

Na pintura corporal, os Asurini, como vários outros grupos indígenas, utilizam o jenipapo e o urucum como matéria-prima para as tintas, que são aplicadas no corpo com a mão ou com o auxílio de um talo de madeira, em caso de motivos que requerem mais detalhes. Podem ser utilizados, também, carimbos feitos com caroço da fruta inajá, partido ao meio. O carimbo é mergulhado na tinta de jenipapo e, em seguida, aplicado sobre o corpo.

O urucum é cultivado próximo às casas e o jenipapo coletado na mata da reserva, em locais distantes da aldeia. A coleta do jenipapo é um trabalho preferencialmente masculino, enquanto o preparo da tinta é uma tarefa desempenhada pelas mulheres. Para obter a tinta, elas ralam o fruto do jenipapo e, em seguida, a massa ralada é espremida. Dela desprende-se um líquido que é colocado em uma vasilha e deixado ao sol. Após algum tempo, a tinta do jenipapo escurece um pouco, sendo então, aplicada no corpo do indivíduo. Durante sua aplicação, a tinta é ainda muito clara, tornando-se escura, quase preta, com o passar de algumas horas. Já o urucum é amassado na mão e aplicado em seguida. É uma pintura que não resiste tanto tempo quanto a do jenipapo; sua duração é de um dia, às vezes, dois.
Pintura corporal
Frutos do Urucum
Frutos do Urucum
Urucum
Urucum
Frutos do Jenipapo
Frutos do Jenipapo
Aplicação da Pintura
Aplicação da pintura corporal

Cada povo tem seus próprios regulamento e código na aplicação da pintura corporal. Entre os Asurini a pintura pode ser aplicada tanto por homens quanto por mulheres, mas, apesar de serem as mulheres as que mais se dedicam a essa tarefa, alguns homens são considerados excelentes pintores.  
Uma pessoa pode ainda pintar a si mesma, solicitando ajuda só para aplicar a pintura nas partes do corpo que não alcança com as mãos. 
Os indivíduos podem ter o corpo todo ou apenas parte dele pintado.

Fonte : Iconografia e grafismos indígenas /  Lux Vidal in Grafismo Indígena: Estudos de Antropologia Estética / Lux Vidal (organizadora), 2ª ed. – São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.


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