Volta ao Portal incicial: Terra Brasileira
Brasil Indígena
História dos Contatos
Integração
Povos Indígenas Modus
Mitos
Ritos
Ornamentação
Questões Indígenas
Contatos

Volta ao início: Brasil Indígena

Grupos isolados
-Reportagem de 1996
-Equivoco antropológico
-O Massacre
Contato Intermitente
Contato Permanente
Integrados





Isolados
(ou Arredios ou Hostis)
Reportagem de 1996 de Ulisses Capazoli


"Ocultos na Selva : 60 grupos ainda fogem do contato  com os brancos.
Quase cinco séculos depois da chegada de Pedro Álvares Cabral às praias do que é agora a Bahia, pelo menos 60 grupos indígenas ainda resistem ao contato direto com os brancos. Só esse fato é o bastante para distinguir o Brasil como um dos mais ricos, senão o mais rico, país de todo o mundo em diversidade cultural.

A existência, ainda, de tribos isoladas no Brasil se explica pelo padrão histórico de conquista e ocupação de nossas terras: primeiro as litorâneas, depois as do interior. Contudo, sob o impacto do avanço constante das frentes de conquista, centenas de povos indígenas desapareceram.
Investigações etnológicas e especialmente as realizadas no campo da linguística, estimam em 1.175 o número de línguas faladas no Brasil, em 1500, época do descobrimento. Hoje, elas se reduzem a 170, distribuídas entre 206 sociedades, não incluindo os isolados.
Isolados
Indígenas corubos,  ou caceteiros,  em vida isolada  na região do Rio Javari,  no Estado do  Amazonas:  contato recente estabelecido pelo sertanista Sidney Possuelo, da Funai, e constantes ameaças de descaracterização de sua cultura.  Foto : Itamar Miranda/AE
As populações, de acordo com estimativas, devem ter somado cinco milhões de indígenas, no fim do século 15. Os dados atuais variam entre 270 mil segundo o banco de dados do Instituto Socioambiental (ISA) e 325 mil da Funai. Esse desencontro de dados, na verdade, menos que um problema metodológico, revela o conhecimento ainda insuficiente da diversidade cultural.

Para o sertanista Sidney Possuelo, diretor do Departamento de Índios Isolados (DII) da Funai, os arredios, como também costumam ser chamados, são “uma gente quase desconhecida, de quem se tem pouca ou nenhuma informação”. Esses isolados, diz Possuelo, “se mantiveram à parte, em relativo, estado original, desde o descobrimento, vivendo da caça, pesca, coleta e agricultura de subsistência”.

Uma das características dos indígenas isolados é não manter relações sociais nem mesmo com outros grupos indígenas que possam habitar nas suas proximidades. É o caso, por exemplo, dos piriutitis, arredios que vivem em terras dos vaimiris-atroaris. Eles resistem com violência à invasão dos seus domínios e, segundo Possuelo, “quando não podem mais sustentar o enfrentamento, recuam para pontos mais inacessíveis.
Dessa forma, enfrentando os invasores ou recuando ao avanço deles, conseguiram manter o isolamento ao longo de sucessivos ciclos de expansão de fronteiras econômico-sociais. Mas essa postura de isolamento tem custos. Duas das conseqüências importantes dessa atitude, explica Possuelo, são a perda de população e o nomadismo.
No primeiro caso, avalia ele, perseguições violentas e sistemáticas ou contaminações infecto-contagiosas que essas populações não podiam combater reduziram o que podem ter sido nações inteiras a pequenos grupos sobreviventes. Desenraizados de suas terras originais e numericamente inferiores, analisa Possuelo, “fizeram desse sistema de vida errante uma luta diária pela sobrevivência”.
Os indígenas, e isso é válido especialmente para os isolados, têm na terra uma referência primordial. Dela dependem tanto para a produção e coleta de alimentos quanto para a manutenção do complexo sistema de crenças. Com esses valores, elaboram suas mitologias e constróem suas próprias cosmologias.
Assim, interpreta Possuelo, com a experiência de quase 30 anos de indigenismo, para o índio “a terra é um repositório de saber onde cada detalhe da geografia associa-se a seres míticos, antepassados, heróis culturais, e espíritos”. A partir daí, eles “explicam suas origens e realimentam suas existências”."

Fontes : Ocultos na Selva : 60 grupos ainda fogem do contato  com os brancos / Ulisses Capazoli - Caderno Extra - O Estado de  S. Paulo - 8 de dezembro de 1996



Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter