Volta ao Portal incicial: Terra Brasileira
Brasil Indígena
História dos Contatos
Integração
Povos Indígenas Modus
Mitos
Ritos
Ornamentação
Questões Indígenas
Contatos

Volta ao início: Brasil Indígena

Parque Xingu
Os Cinta Larga
Habitação
Agricultura
A Caça
A Pesca
A Coleta
A Cerâmica
A Cestaria (trançados)
A Tecelagem
-Matéria prima
-Implementos
-Técnicas

Tecelagem Indígena

A tecelagem indígena é utilizada na confecção de cordões e tecidos para o vestuário e adorno. O
conjunto de peças tecidas ou compostas de cordões destinadas antes de adornar e a personalizar o corpo, do que vesti-lo servindo de insígnia distintiva de sexo, idade, filiação étnica. A tipóia é excluída desse elenco embora exerça, não raro, função de vestuário, a par de faixas porta-crianças.
Exemplos: Aro tecido, bandoleira de cordões, braçadeira de cordões, braçadeira tecida, cinta-liga,
cinto de cordões, cinto tecido, colar de cordões, jarreteira de cordões, jarreteira tecida, manto tecido, pingente dorsal de cordões, pulseira tecida, poncho tecido, saia tecida, tanga de cordões, testeira tecida, tornozeleira tecida, touca cobre-nuca;

Tecidos para o conforto pessoal: Abano tecido; Cobertores, Mosquiteiro, Rede de dormir;

Redes tecidas para a pesca: Jereré e Puça

Tecidos para  transporte de crianças e bens: Alforge, Bolsa tecida, Saco-cargueiro, Sacola, Tipóia tecida.

Mulheres Araweté
Mulheres Araweté com traje completo - saia-cinta, saia, tipóia (também usada como tubo-lenço para a cabeça) - a caminho da aldeia - Foto: Fred Ribeiro, 1981
Tipóia
Faixa porta-cirança usada na cabeça
Mulher Kulina carregando o filho durante o trabalho de coleta.
Aldeia do Juruá, Eirunepé, Amazonas - Foto: Heiner Heine
Bolsa Yudja
Bolsa Yudja
Rede Yudja
Rede Yudja
Etnia Yudja

Bolsa - PATURUNA
Desde antigamente, os Yudja usam bolsas tecidas de algodão para transportar utensílios como linha, cera, anzol, etc. As bolsas são feitas pelas mulheres de maneira similar ao processo de produção de redes.

Rede - AÏBATA

As mulheres Yudja são conhecidas por sua habilidade manual. São quatro tipos de algodão cultivados na roça: branco, de gaviãozinho, de caroço verde e do urubu. O algodão é colhido e depois fiado manualmente com o fuso, até formar um novelo grande. Depois, uma parte é tingida artesanalmente utilizando-se corantes vegetais de coloração amarela (kupenha- taiúva) ou preta (barro preto misturado com a folha de um tipo de cambuí).
Monta-se o tear de acordo com o tamanho da rede e a mulher tece, utilizando o pente para ajeitar e firmar a trama. São vários desenhos produzidos nas redes, cada qual com nome e significado próprios.
As redes são itens muito trabalhosos e demorados para serem produzidos. Cada rede demora em média um mês para ficar pronta.

Tipóias - EUTA 

As tipóias são feitas e usadas pelas mulheres para carregar bebês. O processo de produção é semelhante ao das redes.

Saias - EHUKA 

A saia é um item importante da tecelagem Yudja. No final do século passado, o antropólogo Nimuendaju registrou o uso da saia pelas mulheres, de coloração natural (algodão cru), misturada com tons amarelos e negros (algodão tingido com corantes vegetais). O processo de produção é similar ao das redes.

Etnia Kaiabi

Redes - TAITY RETE
As redes são tecidas pelas mulheres e usadas desde antigamente por toda a família. São utilizados três tipos de algodão plantados na roça: dois brancos e um marrom. Depois de colher o algodão, ele é descaroçado e fiado manualmente com o fuso, até formar um novelo grande. Montado o tear, inicia-se a tecelagem com auxílio do pente para firmar e ajeitar a trama.
Os desenhos que surgem na trama têm nome e significado especial e são copiados dos padrões das peneiras Kaiabi.
Cada rede leva em média um mês para ser produzida, pois as mulheres dividem as tarefas diárias com a produção de artesanato.

Tipóias - TUPAI
As tipóias são feitas e usadas pelas mulheres e crianças para carregar bebês. São produzidas de maneira semelhante ás rede.

Fuso- E'YM
O fuso é usado pelas mulheres para fiar algodão. É feito tanto pelas mulheres como pelos homens com haste de siriva ou tucum. O disco é feito com a carapaça abdominal do tracajá.

Pente - TAITY PYPYKAP
O pente para tecelagem é feito pelos homens com a madeira da peroba, e utilizado pelas mulheres para firmar a trama na confecção de redes e tipóias.

Fonte: Dicionário do Artesanato Indígena / Berta G. Ribeiro; ilustrações de Hamilton Botelho Malhano. - Belo Horizonte : Itatiaia ; São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 1988
Produtos Yudja e Kaiabi - Associação Terra Indígena Xingu - ATIX - Av. Mato Grosso, 688 - Cep : 78640-000, Canarana - MT - Correio eletrônico: atix@uol.com.br


Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter