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Os
marajoaras assim como chegaram também desapareceram, pouco
influenciando outros povos da região. O estilo da cerâmica marajoara
apresenta muita semelhança aos artefatos. em cerâmica das populações do
rio Napo, no Equador, e de algumas regiões da Venezuela, o que permite
levantar a hipótese de um possível parentesco entre esses grupos.
Entretanto, sua origem ainda está para ser melhor pesquisada. Uma das
questões a ser averiguada é se a ilha de Marajó não teria sido o centro
cultural do qual se irradiou a técnica da cerâmica para outras regiões
fora do Brasil.
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A
cultura de Santarém - Cerâmica
Tapajônica Ao longo dos rios Tapajós e Curuá Una, tendo por centro a atual cidade de Santarém, desenvolveu-se no início de nosso milênio uma cultura igualmente avançada. Também nesse caso as pesquisas ainda não nos permitem identificar melhor esses povos. Alguns acreditam que sejam antepassados dos indígenas Tapajó, sobre os quais existem relatos de viajantes do século XVII. As aldeias eram verdadeiras cidades com cerca de 10 mil habitantes. Famosos eram seus mercados, onde se encontrava de tudo, desde cestaria até animais domesticados, como patos e perus. A cerâmica foi a marca dessa cultura, com seus vasos em forma de taça com gargalo, em cujas bordas estão representadas figuras humanas e de animais estilizados. Há estatuetas mostrando atividades diárias. Em algumas notam-se a orelha furada, característica de povos não só do Brasil central, como também da região andina. |
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Costumavam
conservar o corpo de seus chefes mumificado, e era exposto à veneração
pública em determinadas festas. As demais pessoas, após a morte, tinham
seus ossos moídos e misturados em bebidas, tomadas pela comunidade em
ocasiões especiais.
Segundo cronistas europeus que os conheceram, os sacerdotes eram sustentados pela comunidade e a décima parte da colheita do milho era oferecida à divindade, o que revela um culto organizado. |
Fontes: Brasil
Indígena: 500 anos de resistência
/ Benedito Prezia, Eduardo Hoomaert. - São Paulo: FTD, 2000.
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