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Outro importante grupo com quem os lusos mantiveram contato foi o dos tupiniquins, também como os tupinambás, pertencentes ao tronco lingüístico tupi. Localizavam-se no litoral baiano, desde a enseada de Camamu até às proximidades da atual Capital do Espírito Santo. Aliados aos portugueses ajudaram-nos a combater tamoios, tupinambás e franceses. Os tamoios, outro grupo do tronco tupi, tiveram também, um papel saliente na História do Brasil colonial: aliados aos franceses de Villegaignon, que para cá vieram na segunda metade do século XVI, combateram os portugueses no Rio de Janeiro, causando problemas ao então Governador-geral do Brasil, Mem de Sá. Este enviou, para combatê-los, seu sobrinho Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro. |
![]() Desembarque de Cabral |
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Como
muitos dos indígenas brasileiros, os tamoios praticavam a antropofagia,
que tinha para eles um sentido mágico ou ritual: acreditavam que
comendo os pés de um grande corredor, as mãos de um hábil
artífice, etc., adquiriam as virtudes dos devorados.
Finalmente, os tapuias constituem um conjunto muito difícil de ser definido, em virtude das contradições entre os cronistas que a eles se referiam. Ao que tudo indica, tapuia era um termo utilizado pelos tupinambás para referir-se a índios pertencentes a um tronco lingüístico não-tupi, provavelmente do tronco macro-jê. O naturalista alemão von Martius (que esteve no Brasil no século XIX), autor do “Glossário das Línguas Brasileiras”, afirmou que a palavra significava “inimigos”. Outro cronista, Fernão Cardim, elaborou uma lista de setenta e seis tribos que seriam pertencentes ao grupo tapuia, mas que possuíam línguas, hábitos e costumes diferentes entre si. Desta maneira, torna-se impossível estabelecer detalhes maiores a respeito. Deixando
de lado, por muito difícil, uma referência completa às
pequenas tribos, são estes os principais grupos que contataram os
portugueses, nos primeiros tempos após a sua chegada.
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