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O Transporte sobre Pneus
Três fatores contribuíram para a expansão do transporte motorizado (tanto individual como automóveis e motos quanto coletivo como os ônibus e micro-ônibus): a invenção do pneu de borracha vulcanizada, a melhoria dos motores e os investimentos em estradas de rodagem.

A invenção do pneu remonta a mais de um século. Como a borracha que não passava de uma goma “grudenta” para impermeabilizar tecidos ou o risco que a borracha tinha de dissolver quando fazia calor, muitos experimentos iniciados pelo americano Charles Goodyear, por volta de 1830, confirmaram acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor. Estava descoberto o processo de vulcanização da borracha que, além de dar forma ao pneu, aumentou a segurança nas freadas e diminuiu as trepidações nos carros. Em 1845, os irmãos Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automóvel.
Invenção do Pneu
A borracha vulcanizada, inventada por Charles Goodyear, a partir do qual
nasceram os pneumáticos modernos.
Na Europa tentavam-se muitos tipos de motores para superar o vapor. O que só ocorreu em 1860, quando apareceu o motor Lenoir, que funcionava usando gás de iluminação. Devido ao alto custo deste gás, procurou-se, por volta de 1875 outros combustíveis alternativos, como a benzina, derivado do petróleo, e o gás de Ligroin. Gottlieb Daimler propõe criar um engenho para motorizar os mais diversos tipos de carruagens, mas a diretoria da fábrica de motores a gás Deutz não aceita sua proposta. Desgostoso, afasta-se da empresa em 1882, criando sua própria indústria, e em 1899 ele atravessa a ponte de Westiminster, em Londres, com o primeiro ônibus a gasolina, com rodas de ferro.
Em 29 de Janeiro de 1886, Karl Benz solicitou uma patente para seu veículo motorizado. Em novembro do mesmo ano, recebeu Benz Patent No. 37435a, e sua invenção de três rodas desde então tem sido reconhecido como o primeiro automóvel do mundo.
No início do século XX, a tração a vapor equipava 40% dos veículos rodoviários motorizados de passageiros. Na mesma época e graças aos aperfeiçoamentos do acumulador elétrico (bateria), inventado por Gaston Platé, ônibus elétricos circulam na Ingaterra, já na clássica versão de dois andares.
Em 24 de abril de 1903, inaugurou-se o primeiro serviço de auto-ônibus do mundo, também na Inglaterra.
Em novembro de 1905, foi a vez da França, fazendo circular, por ocasião de uma exposição de automóveis em Paris, um auto-ônibus entre a Bolsa e o Cours de La Reine.

O Primeiro carro
O primeiro automóvel do mundo.

Fontes e conexões relacionadas: http://www.fiesp.com.br/sinpec/sobre-o-sinpec/historia-do-pneu/


Transportes

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