Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

 Tipos Regionais e Trajes
 Indígenas
 Bandeirantes
 Africanos
 Região Norte
 Região Nordeste
 Região Centro-Oeste
 Região Sudeste
 Região Sul
 -Carreteiros
 -O Cesteiro
 -Ervateiros
 -O Gaúcho
 -Obrageiro
 -O Peão
 Uniformes

Tipos Regionais do Sul
O Gaúcho
Ao quadro típico da Campanha sul-rio-grandense corresponde um tipo humano regional característico - o gaúcho. Surgido durante a ação contra o domínio castelhano, formado na luta pela defesa da gleba e criado num ambiente de intensa agitação guerreira, o gaúcho herdou de seus antepassados o temperamento ardoroso e altivo.

É em pleno campo ou na região da fronteira que ele aparece com seus costumes típicos, seus hábitos, sua psicologia. Existe também na cidade, vivendo aí a vida urbana, sem perder contudo o traquejo e o amor à vida campeira. O seu habitat natural é a estância, da qual é dono ou vaqueiro, capataz ou peão.


O gaúcho é o vaqueiro do Sul. Diferente, porém, do seu irmão sertanejo, não se aparta do cavalo; este tem para ele extraordinária importância. Nunca anda a pé. O "pingo" é o seu meio de locomoção natural e predileto na vastidão da campina; e a importância do cavalo não pára na sua qualidade de fator indispensável à lida do gado: é e foi elemento valioso nas ações belicosas, quando a vitória nos campos se decidia pela cavalaria, nos "entreveros". O "pingo" está intimamente ligado à vida gaúcha; é um complemento do homem.
O Gaúcho
O Gaúcho - Ilustração de Percy Lau
Trajes gaúchos
Primeiros habitantes do Sul
O Indígena usava as bolas, o lenço na testa e o chiripá-saia, a interferência do europeu muda sua fisionomia e seus hábitos e lhe acresce as esporas, o laço e a faca. São as características do primeiro habitante do Rio Grande do Sul.
Indígena - Traje 1620/1730 - Foto de Joel Jordani
O gaúcho leva vida simples, independente e livre. Sem morar na casa da estância, sua habitação assemelha-se a um rancho situado no próprio campo de trabalho. A turma duma estância varia de dezenas a centenas de homens, conforme o número de cabeças de gado.

Cada homem tem casa e alimento; do salário que recebe, separa certa quantia para o tratamento do seu cavalo, no que é extremamente cuidadoso.

Quanto à alimentação, seu prato regional é o churrasco, carne assada no espeto, à qual junta salmoura, sendo a faca o único talher de que se utiliza.

Não dispensa também o chimarrão e traz sempre a bomba e a cuia para a bebida clássica. O chimarrão é a infusão, em água fervente, das folhas do mate (Ilex paraguaiensis. ST. HIL.) pulverizadas. O costume de apear em qualquer estância, para "matear", diz bem da hospitalidade da região.

O vestuário é característico: chapéu de couro ou de feltro de abas largas e preso pelo "barbicacho" (jugular) : sobre os ombros, ou enrolado e amarrado ao selim, o "poncho" amplo; ao pescoço, o lenço - geralmente de cores vivas, de nó corrediço; uma camisa de lã ou de pano grosso; à cintura, a "guaiaca" (largo cinto) onde traz a faca em bela bainha e a garrucha no coldre; as "bombachas"
- calças largas pertadas no tornozelo; as botas com "chilenas" e, finalmente, ao pulso, a presilha do rebenque de várias tiras.

No trato, o gaúcho salienta-se pelos sentimentos de honra e lealdade que conserva puros; aí se irmana ao sertanejo. Saint-Hilaire, comparando-o com os outros habitantes do interior brasileiro, achou pouco afável, talvez rude, entretanto, varonil.

Habilíssimo cavaleiro e ótimo manejador do laço, o gaúcho, percorrendo as extensas campinas, dá maior movimento ao ambiente. Para dominar o novilho ou touro rebelde, atira, na carreira, o laço ou a "boleadeira", quando se não emparelha, com o animal e, de perto, segurando-o pela cauda, destramente o derruba.
Gaudério
Gaudério - Traje 1730/1820 - Foto de Joel Jordani
A "boleadeira" parece ter sido inventada pelos indígenas que a utilizavam para a caça e os combate. É um engenho original; consta de um conjunto de três tiras de couro com uma bola pesada, revestida de couro, em cada extremidade. Jogada às pernas do animal, embaraça-lhe os movimentos, fazendo-o tombar.

O gaúcho, de ânimo belicoso, exuberante e cavalheiresco, adora as corridas, onde aparece bem montado, e o "rodeio" - reunião do gado, a fim de castrá-lo, apartá-to ou dar-lhe sal. É quando então o gaúcho exibe as suas qualidades de valente e ótimo cavaleiro.
A existência ou não do gaúcho como tipo étnico distinto é tese a discutir-se, mas deve-se observar ser costume chamar-se gaúcho a quem nasce no Rio Grande do Sul, quando na verdade ele constitui tipo peculiar à Campanha. É que o termo, pela beleza do significado, tem as honras de bom qualificativo.

A miscigenação do Indígena transforma-o em um gaudéiro destemido e de traços mais suaves. Este começa o uso da camisa, de bota de garrão, do chapéu de palha e do bichará.
Veja imagem do Gaudério à esquerda

"As brasileiras, tanto de campanha como as da cidade, são na maioria bonitas e esbeltas de figura, com encantador oval do rosto ..."
O Estancieiro
O estancieiro adota a moda hispano-americana, usando calções tipo braga. Suas ceroulas recebem crivo. As esporas e os botões de sua roupa bem como partes do seu chicote tipo arreador são de prata. O chapéu é de feltro e tem copa alta.
Estancieiro - Traje 1730/1820 - Foto de Vasconcelos Machado de Oliveira
As mulheres
Os vestidos com mangas bufantes e cintura marcada caracterizam a época. O leque continua a acompanhá-las.
Traje 1820/1865 - Foto de Joel Jordani
Mulher da Campanha
A mulher da campanha veste-se com uma saia longa e a véstia - casaquinho sobreposto à saia e a blusa de algodão. Usa broche no colarinho, brincos e flores no cabelo. O complemento é a sombrinha preta.
Traje 1820/1865 - Foto de Joel Jordani
O Novo Gaúcho
O novo gaúcho usa a bombacha, a jaqueta, a guaiaca e o chapéu de barbicacho.
São suas características a partir dos meados do século XX.
Foto de Joel Jordani
Traje gaúcho
Pala saltenho de pontas quadradas
Foto de Joel Jordani
Traje gaúcho
Bichará executado à mão
Foto de Joel Jordani
Traje gaúcho
Poncho de lá de pontas arredondadas
Foto de Joel Jordani
Traje gaúcho
Capa curta com abertura na frente
Foto de Joel Jordani
Traje gaúcho
Poncho longo
Foto de Joel Jordani


Fonte :  O Gaúcho / Lindalvo Bezerra dos Santos in Tipos e Aspectos do Brasil. - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica / Instituto Brasileiro de Geografia / Fundação IBGE. - Rio de Janeiro, 1970
Traje típico gaúcho / Véra Beatriz Stedile Zattera. -,Rio Grande do Sul : Lusografica Gráfica e Editora, 1989



Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter