Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

 Tipos Regionais e Trajes
 Indígenas
 Bandeirantes
 Africanos
 Região Norte
 Região Nordeste
 Região Centro-Oeste
 Região Sudeste
 -O Bananeiro
 -Boiadeiro e o Boi
 -Caiçaras
 -Caipira
 -Carvoeiro
 -O Espia
 -Garimpeiros
 -Muxuango
 -Retireiro de leite
 Região Sul
 Uniformes

Tipos Regionais do Sudeste
O Caipira
O Caipira paulista é também o mameluco, que nasceu no planalto e depois fixou-se no grotões da Serra. É o paulista legítimo que tem dentro de si a valentia lusitana e a calma do indígena. É o branco amorenado pelos trópicos e pelo sangue tupi.

Tem-se atribuído diversas origens ao vocábulo caipira; duas há, porém, que têm merecido particular atenção da parte daqueles que se dão a esses estudos, e são caapora e curupira, ambos vocábulos da língua tupi:
Caapora, cuja tradução literal é habitador do mato (Dic. Porto Bras.), diz bem com a idéia que temos da gente rústica; mas cumpre atender a que termo caipora, tão usual no Brasil já como substantivo e já como adjetivo, conserva melhor a forma do vocábulo tupi, bem que tenha significação diferente.
Curupira designa um ente fantástico, espécie de demônio, que vagueia pelo mato, e só como alcunha injuriosa poderia ser aplicado aos camponeses.

Em Ponte-do-Lima, Portugal, é vulgar o vocábulo caipira, não mais com a significação de rústico, se não com a de sovino, mesquinho (J. Leite de Vasconcelos). Não obstante esta diferença de acepção, não podemos duvidar de que aquele homônimo seja de origem brasileira, ainda que alterados em sua significação primitiva.

Nome com que se designa o habitante do campo. Equivale a labrego, aldeão e camponês em Portugal; roceiro no Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará; tapiocano, babaquara e muxuango, em Campos dos Goitacazes; matuto em Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba do Norte, Rio Grande do Norte e Alagoas; casaca e baiano no Piauí; guasca no Rio Grande do Sul; curau em Sergipe; e finalmente tabaréu na Bahia, Sergipe, Maranhão e Pará". 
O Caipira
O Caipira - Ilustração de José Lanzellotti


Fonte :  Brasil, Histórias, Costumes e Lendas / Alceu Maynard Araújo - São Paulo: Editora Três, 2000
Dicionário do Folclore Brasileiro / Câmara Cascudo. - Rio de Janeiro : Ediouro Publicações SA,  Sem data



Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter