Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Ofícios e Técnicas
Contribuição Indígena
Contribuição Africana
Ciclo do Açúcar
Ciclo do Gado
Ciclo do Ouro
Ciclo do Café
Produtos da Terra
 -Água de Cacimba
 -Babaçuais
 -Buritizal
 -Cacaual
 -O Cajueiro
 -Carnaubais
 -Coqueirais
 -Ervais
 -O Mandiocal
 -Mata da Poaia
 -Pinhal
 -Salinas
Primeiras Fábricas
Ofícios Urbanos


Produtos da Terra
A importância da fisionomia da vegetação, na caracterização de uma paisagem, decorre das próprias funções das plantas e das necessidades fisiológicas de sua existência, e é ao conjunto dos diversos vegetais que revestem o solo, acentuando-lhe as ondulações e os contornos, que deve a paisagem o seu caráter comum de individualidade.

Cobrindo mais da metade do território nacional, a "flora extra-amazônica" ou "geral" encerra, como uma de suas seis zonas características, a dos cocais - florestas quase puras de palmeiras de várias espécies e gêneros.
Em todo o trecho planáltico, a dominância do babaçu chega a caracterizar toda a zona imensa que se estende do Piauí a Rondônia, em Mato Grosso.

buritizal aparece ora como mata pluvial marginal interior, sendo neste caso um raro exemplo de floresta pura, ora como um capão característico das grandes baixadas inundáveis, principalmente dentro da área territorial planáltica, estendida para o norte do país, a partir do paralelo 20º sul, até o Amazonas.

O cultivo do cacau, no Brasil, teve início no último quartel do século XVII, no Pará. O cacau baiano, segundo consta veio do Pará em 1746, quando um colono francês trouxe as primeiras sementes, que foram plantadas em terras do atual município de Canavieiras. Há, no entanto, afirmativas de que a cultura do cacaueiro na Bahia foi iniciada no município de Ilhéus.
Produtos da terra
Viagem pelo Brasil de Spix e Martius
Para quem nasce no Nordeste, o cajueiro (Anacardium Occidentale) é como que um irmão. Nisto não vai nenhum rebuscamento literário. É fato. Ele se enquadra entre aqueles vegetais que, emprestando características à região, tornam impositivas a sua presença no que se presume constituir a essência mesma da vida e dos fatos, do homem e do meio naquela parte do Brasil.
Imprimindo à paisagem notável efeito ornamental, as carnaubeiras - individualmente, ou compondo bosques, mais ou menos extensos (carnaubais) avultam, neste último caso, mesmo no Nordeste Ocidental, tanto nos campos do litoral, quanto nos do interior. Aparecem, ainda, quer em torno da baia de São Marcos, quer no trecho territorial entre Codó e Caxias. Ampliam-se, contudo, ao longo das margens do Parnaíba, onde os indivíduos chegam a atingir a casa dos milhões, quanto ao número, no Maranhão.

O litoral nordestino oferece dois belos espetáculos: o jangadeiro pescador e o debrum vivo dos coqueirais esguios, imprimindo à paisagem feição tropical. Nesse trecho da nossa costa, representam estes a primeira amostra da atual flora brasileira, que surge da própria areia das praias.

No Sul do Brasil os ervais tanto aparecem nas serras, quanto nas vertentes ou encostas e, ainda, nas planícies e campinas, ou nos campos. Tais bosques naturais surgem nas florestas, onde dominam, além dos pinheiros, as essências brasileiras como a peroba, a imbuia, tapinhoãs e outras canelas.
Em Mato Grosso, sobretudo, salientam-se os ervais plantados, lembrando, na paisagem cultural do suleste, o aspecto dos imensos laranjais típicos dos arredores da capital da República.

A grande mata higrófila-megatermal que, interrompidamente, se estende no centro-oeste de Mato Grosso e sudeste de Guaporé, desde as cercanias de Cáceres a sudoeste de Cuiabá até as cabeceiras dos rios Cautário, Jauru, Jamari e outros um pouco ao sul do paralelo 10°, nas encostas da chamada serra dos Pareci, é popularmente conhecida por Mata da Poaia. Alarga-se para nordeste desde as vertentes do Guaporé até as cabeceiras mais orientais do rio Paraguai.

A flora brasileira apresenta, com base na fitofisionomia, diversos grandes quadros, dos quais, um é representado pelos pinhais, situados no sul país.

Ao longo de quase todo o litoral do Nordeste, sobretudo no trecho entre Macau, no Rio Grande do Norte, e Cascavel, no Ceará; bem assim na Região Leste, particularmente na zona costeira entre Cabo Frio e Araruama (estado do Rio de Janeiro), possui o Brasil imensas e importantes salinas, cujos processos de obtenção do sal da água do. mar decorrem das condições em que a evaporação natural se realiza, em cada zona considerada.

De norte a sul do país, no litoral como no interior encontra-se na redondeza de cada habitação sertaneja, a presença constante do mandiocal, herança do indígena transmitida ao colonizador. Recebendo da mão do aborígene a mandioca o europeu obtinha com ela o elemento que lhe facilitaria a colonização.

Estes são apenas alguns dos produtos que a terra brasileira fornece ao seu povo.


Fontes: Tipos e Aspectos do Brasil. - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica / Instituto Brasileiro de Geografia / Fundação IBGE. - Rio de Janeiro, 1970


Ofícios e Técnicas
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter