Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Música
 Cantigas de Ninar
 Cantigas de Roda
 Roda de Adultos
 Cantigas de Trabalho
 Cantigas Sentimentais
 Cantigas Satíricas
 Cantigas de Rixas
 Cantos Religiosos
 Cantigas de Velório
 Outros Cantares
Instrumentos Musicais
 -Cordofones
 -Membranofones
 -Idiofones
 -Aerofones
Cantando o Brasil



Instrumentos Musicais
Idiofones

São instrumentos cujo som é obtido pela vibração de todo o corpo instrumental e podem ser de percussão, de entrechoque ou sacudidos. Entre os primeiros estão:
Chocalhos
Adjá, de percussão indireta, composto por duas campânulas de metal, percutidas por uma haste também de metal. Seu toque tem a finalidade de reverenciar os santos nos terreiros de macumbas e candomblés.

Agogô, parecido com o precedente, porém as campânulas são de tamanhos diferentes.
Marimba, espécie de xilofone africano, com tabuinhas de madeira, de preferência guatambu, colocadas sobre cabaças fixas na parte inferior por dois sarrafos. As pranchetas são percutidas por baquetas de madeira.

Reco-Reco

Reco-Reco, feito de taquara ou bambu, com pequenas escavações na parte externa superior. O tocador esfrega na parte denteada um pedaço de pau do tamanho de um lápis.

TrianguloTriângulo, feito de uma haste de metal recurvada no formato de um triângulo, e é percutido por um ferrinho ou pego de caibro grosso, preso a um cordel, que serve para empunhar o instrumento, podendo ele assim vibrar livremente.
 

 

 


Entre os sacudidos, ou chocalhos, os mais usados são:

Angóia ou Caxixi, cestinha de taquara com chumbinhos ou sementes de capiá dentro. Acompanha geralmente o berimbau ou urucungo na capoeira.

Ganzá ou Guaiá, tubo de folha de Flandres, às vezes com formato de dois cones emendados, fechado, com duas cabeças, com capiá ou chumbinhos dentro.

Maracás

Maracá, de origem ameríndia, feito de uma cabaça, da qual se tira as sementes e se coloca dentro os percutidores precedentes (chumbinhos ou capiá) e fecha-se o orifício com cera ou resina. Sua variante é o Afoxé, no qual as sementes de capiá estão colocados do lado de fora, como uma rede, enfiadas num arame. Muito utilizado para acompanhar “Chorinhos”.

Arco

Existem ainda os de entrechoques, como as Matracas, as Castanholas, Arco e Flecha e Espadas, usados nas danças guerreiras, Bastões ou Tabuinhas, que servem para marcar o ritmo nos Caiapós e os Paiás, Guizos metálicos presos a uma liga, que é colocada nos tornozelos, pelos dançadores de Moçambique.



Volta ao Topo
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter