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Marujada : Ciclo Natalino
Marujada
Marujada - Foto de Jorane Castro
As celebrações dos feitos das navegações eram comuns em Portugal e foram exportadas para nós no final do século XVIII. Aqui se generalizaram com o nome de Chegança de Marujos. Atualmente, recebem variadas identificações: na Paraíba, chamam-se Barca; no Rio Grande do Norte, Fandango.

Na marujada participam quase que apenas mulheres, que caminham e dançam na rua em duas filas. Uma fila é comandada pela Capitoa, e a outra, pela Subcapitoa. A Capitoa traz um bastão pequeno de madeira, enfeitado de papel, com uma flor na extremidade. Atrás e no centro se colocam os tocadores e demais marujos.

Na fila, a dança tem passos curtos e ligeiros, com volteios rápidos para ambos os lados. Em movimentos graciosos, os braços ficam ligeiramente levantados para a frente, à altura da cintura, como se tocassem castanholas.

Quem marca o ritmo é o tambor grande, o “bagre”. Além dele, tocam também o tambor pequeno, a cuíca ou “onça”, pandeiros, rabeca, viola, cavaquinho e violino.

A dança que se segue à procissão da Marujada é o Retumbão (ver Região Norte: Retumbão). Forma-se uma roda, sem palmas, e dois pares dançam a cada vez. O homem vai primeiro, e depois convida a dama com um ligeiro aceno de mão, e batendo mais forte o pé na direção da escolhida. O par dança separado, formando um círculo e fazendo volteios pelo salão, para ambos os lados, estalando fortemente os dedos como castanholas. Quem bate duas vezes com o pé no chão sai da roda. Quem fica, escolhe outro par. Às vezes, as mulheres metem os homens debaixo da roda das suas saias, numa brincadeira onde o dançarino é vaiado.

Registro anterior : Felícitas (décado de 1940)

A marujada é uma dança de origem amazonense. Faz parte do ciclo das festas jesuínas (de Jesus - Ciclo Natalino). É um dos entremeios mais apreciados durante essa época festiva no Norte e no Nordeste do País. É dançada por homens e mulheres, coletivamente.
Tomam parte na marujada: o capitão do navio, o piloto, o mar-e-guerra e o embaixador.

Indumentária:
Mulheres - blusa com aplicação de rendas brancas, saia apertada nos quadris e em baixo largas, com babados, estampado em cores vivas, florões; usam várias anáguas, cabelos soltos, muitas jóias de ouro antigo, flores de jasmim na orelha esquerda e uma rosa grande na direita.
Marujada
Marujada - Foto de Elza Lima
Homens - calça branca e jaqueta. Usam chapéus de palha com copa alta, tanto mais alta quanto for a dignidade de sua posição. Todo coberto de penas coloridas e flores, entremeados de espelhos e contas, com aba curta, e na parte da nuca caem fitas de cores bem vivas.

Coreografia
: a assitência forma em circulo. No centro dançam um ou mais pares. O passo é curto e rápido. Os pares dançam separados, enquanto a dama procura passar a saia por cima da cabeça do parceiro. Provoca-o com negaças. E faz uma batida rápida que lembra a espanhola. Se a dama consegue passar a saia por cima da cabeça do cavalheiro, este é substituído por outro. Se não o consegue, ela é que é substituída por outra mais dançarina. Tem dois movimentos a marujada: um, rápido, de três passos para a frente (como o samba), ligado a outro de dois passos, caindo lento para o lado como se fosse em consequência do jogo de um navio em alto mar.

Fontes : Danças Populares Brasileiras / coordenação de Ricardo Ohtake, pesquisa de Antonio José Madureira, texto de
Helena Katz, consultor Terson da Costa Praxedes, Porto Alegre - RS - Projeto Cultural Rodhia, 1989

Danças do Brasil / Felícitas, - Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint Ltda., sem/data


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