Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e
Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
Ciclo do Gado
 Auto do boi
 1.Bumba-meu-boi (MA)
 2. Boi-bumbá (AM)
 3. Boi Tinga (PA)
 4. Boi Calemba (PE)
 5. Boi-à-Serra (MT)
 6. Boi-de-Mamão (SC)
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras

Boi-bumbá : Ciclo Junino
Festival Folclórico de Parintins - Festa  do Boi
Parintins, localizada a 392 quilômetros de Manaus, na ilha de Tupinambarana, à margem direita do rio Amazonas, é um dos principais celeiros culturais da Amazônia.

O Boi-bumbá, tradição celebrada, inicialmente, como uma festa no meio da rua, atualmente, reune uma multidão de 40.000 pessoas, num bumbódromo, que assistem à disputa entre os dois bois, representados pelos grupos Vermelho, ou Garantido, e Azul, ou Caprichoso.

Na década de 60 o boi-bumbá foi para as quadras criando então o Festival Folclórico.

Em 1985, montou-se um bumbódromo de madeira, com arquibancadas, camarotes e uma arena acimentada para a apresentação dos grupos. Em 1988, foi inaugurada a versão em alvenaria, definitiva.

A festa, realizada todos os anos nos dias 28, 29 e 30 de junho, começou quando, em 1912, a comunidade passou a levar o boizinho de pano de Lindolfo Monteverde, chamado de Garantido, para brincar no quintal de moradores ilustres.

Festa do Boi
Foto do Cd "Boi-bumbá/Caprichoso 97",
de José Luiz Pederneiras.

Os primeiros sons do boi-bumbá foram feitos com tambores, surdos e caixinhas, instrumentos de sopro, como sax e clarinete, e rabecões (grandes violinos no formato de rabeca). Lindolfo Monteverde, fundador do Garantido, era então conhecido pela potência da voz, num tempo em que não existiam amplificadores.
Com o passar do tempo, ficaram apenas as palminhas (instrumento feito com dois pedaços de madeira) e os tambores. Vieram os tambores treme-terras, do tamanho de barris de petróleo. Na década de 80, retornava a Parintins o compositor e instrumentista Fred Góes, que integrou o grupo Raízes de América, sucesso na América Latina, trazendo o charango, instrumento andino feito de cordas colocadas sobre o casco do tatu.
Boi
Conhecido como toada do boi-bumbá, o som se baseia nas batidas de surdos de 1 metro de altura, os treme-terras, e nas influências dos ritmos indígenas defendidos por instrumentos como o pau d'água, um bambu que simula o barulho da chuva, e o xeque-xeque, espécie de maraca.

Os grupos Caprichoso e Garantido se transformaram numa miscelânia cultural que envolve o bumba-meu-boi do Maranhão, a cultura afro-brasileira, as lendas indígenas e o peculiar modo de vida do cabloco amazônico.
Com 2.500 componentes cada um, divididos em alas, aqui chamadas de tribos, as agremiações revivem a lenda de Pai Francisco, que teria matado o boi de seu patrão para satisfazer o desejo de sua mulher grávida, Catirina.

Boi
Assista o vídeo com um trecho da Festa do Boi de Parintins:

Festival de Parintins Boi Bumbá

Fonte : Revista "Música de Verão 3 - Boi-Bumbá" da Editora CARAS S.A

Bumba-meu-boi

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter