Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e
Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
 Afoxé
 Bonecos Gigantes
 Caboclinhos
 Escolas de Samba
 Frevo
 Maracatu Nação
 Maracatu Rural
 Trio Elétrico
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras

Bonecos Gigantes de Olinda
Bonecos Gigantes
Desfile de aniversário de Olinda - Foto cedida por Leandro Castro
Bonecos enormes que todos os anos desfilam nas ladeiras históricas de Olinda. De origem européia, os bonecos chegaram ao Brasil com os portugueses, desfilando inicialmente em procissões e festividades religiosas na figura de bufões ou reproduzindo santos católicos.
O primeiro boneco foi às ruas da pequena cidade durante o carnaval de 1919 com o surgimento do personagem Zé Pereira, confeccionado em corpo de madeira e cabeça em papel machê, somente no ano de 1929 resolveram criar sua companheira, boneca esta batizada com o nome de Vitalina.

A tradição dos bonecos gigantes, iniciada em Belém do São Francisco, ganhou as ladeiras de Olinda em 1932, com a criação do boneco do Homem da Meia Noite, confeccionado pelas mãos dos artistas plásticos Anacleto e 

Bernardino da Silva, em 1937 surgiu a Mulher do Meio Dia, em 1974 foi à vez do Menino da Tarde pelas mãos do artista plástico Silvio Botelho Botelho, que popularizou a tradição com criação do Encontro dos Bonecos Gigantes, 
onde vários bonecos de diversos artistas se encontram para um grande desfile pelo sitio histórico de Olinda na terça de carnaval. Três anos depois, o Menino ganha uma irmãzinha, a Menina da Tarde. Uma boneca muito vaidosa. Tão vaidosa que sempre faz questão de sair com uma roupa nova em cada dia do carnaval. E a família de bonecos gigantes não parou mais de crescer. Nasceram tios, primos, irmãos, filhos, netos, sobrinhos. Hoje já são centenas de bonecos, que todos os anos se encontram para encher de alegria o carnaval de Olinda.

Em 2008, o empresário e produtor cultural Leandro Castro criou uma nova geração dos Bonecos Gigantes. Uma equipe montada com diversos artistas como: Antônio Bernardo, Aluísio de Nazaré da Mata e a estilista Sineide Castro, responsável pelos figurinos dos bonecos, materializaram grandes ícones da história e cultura brasileira e personalidades mundiais como: Duarte Coelho, Mauricio de Nassau, D. Pedro I, Dragões da Independência, Lampião, Presidente Lula, Obama, Michael Jackson, Nelson Mandela, Ariano Suassuna, Dominguinhos, Chacrinha, Alceu Valença, Chico Science, Nóbrega, Elba Ramalho, Pelé, Renato Aragão, Jô Soares entre outros.

Os bonecos sempre saem acompanhados por uma orquestra de metais. Eles chegam a medir três metros e meio de altura e pesam, em média, 35 quilos. Em Olinda, tem até corrida de bonecos gigantes.

Veja um trecho do desfile de Bonecos Gigantes (Youtube):

Bonecos Gigantes de Olinda - Desfile 2014

Fonte: Prefeitura de Olinda e Leandro Castro
Mais informações na Conexão relacionada: 
http://www.bonecosgigantesdeolinda.com.br/historia.php


Carnaval

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter