Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja
Modus
 O Nascimento
 A infância
 Jogos e Brinquedos
 O Jovem
 O Casamento
 O Habitar
-Habitação indígena
-Casa do Agregado
-Casas de Madeira
-Casa do Praiano
-Favelas
-Flutuantes
-Mocambos
-Tapera
 Direção do lar
 O Adulto
 O Idoso
 A Morte
 Sabedoria Popular
 Crendice



Casas de Madeira do Paraná
Casas de Madeira do Paraná
Casas de Madeira do Paraná - Ilustração de Percy Lau
Um dos elementos da paisagem geográfica do Sul do Brasil, principalmente das áreas de colonização do oeste paranaense, é a tradicional "casa de madeira".
Ela é encontrada não só nas áreas de colonização antiga, como nas zonas pioneiras do Terceiro Planalto Paranaense, porém domina nas regiões do Segundo Planalto - Tibagi, Reserva, Utigueira - onde surge continuamente aos olhos do viajante.

Essas habitações têm como material de construção a madeira, que predomina em toda a estrutura da casa, que é rudimentar. Edificadas sobre estacas, distanciadas, que servem de alicerce, ficam essas moradias, em nível mais elevado do chão, a fim de evitar a penetração da umidade. Suas paredes são formadas de tábuas de pinheiro, colocadas verticalmente e para evitar as frestas nas junções, são colocadas ripas. As portas e janelas, também de tábuas, são de uma folha. O telhado é de duas águas, bastante inclinado, recoberto de "tabuinhas" refletindo, por seu estilo, influência da colonização europeia.

Num puxado construído atrás da casa, acha-se localizada a cozinha, que dessa maneira fica como um apêndice da habitação. A maioria delas possui sótão, em geral habitado pelos filhos do colono, ou então é utilizado para guardar objetos caseiros em desuso. Essas moradias internamente são constituídas de uma sala, dois ou três quartos, às vezes apenas isolados por tabiques.

Muitas dessas habitações têm varandas, não raro construídas dentro da estrutura da casa, que é alcançada por uma escada, de poucos degraus, também de tábuas.
Elas têm outro pormenor interessante: uma fachada bem grande, com duas ou três janelas, além da porta, tendo, portanto, mais largura de frente do que de fundos

Esse tipo de casa, quando localizado nos pequenos povoados ou na periferia das cidades que encontramos no oeste paranaense, são isoladas umas das outras por cercas de madeira. Nas áreas rurais, em torno da casa, o colono constrói outras dependências, também de madeira, como o paiol de milho, a pocilga, o estábulo, etc., conforme o exigem suas atividades produtoras.

É comum encontrarem-se algumas casas caiadas, porém predominam as habitações sem pintura. Quando o colono atinge nível econômico mais elevado, logo introduz melhorias em sua moradia, como telhas, janelas envidraçadas, e pintura da casa, etc.

A "casa de madeira" traduz influência da colonização europeia no sul do Brasil, ou melhor da imigração eslava e polonesa em terras paranaenses. Acima de tudo, porém, sua existência está intimamente relacionada a um elemento: a araucária. A abundância dos pinheirais na Região Sul, madeira facilmente utilizável, é a causa principal da difusão desse tipo de habitação, que é um aspecto tradicional da paisagem do oeste paranaense.


Fonte : Casas de Madeira do Paraná / Delnida Martinez Cataldo in Tipos e Aspectos do Brasil. - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica / Instituto Brasileiro de Geografia / Fundação IBGE. - Rio de Janeiro, 1970


Habitação

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter