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Volta para Modus
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Os
Gregos
serviam-se de uma concha branca de um lado, negra do outro. Os Romanos
utilizaram, como nós ainda fazemos, uma moeda. Algumas delas tinham
no anverso um navio e no reverso a cabeça de Janus,
e chamaram
caput aut navis a este jogo que, na Gália, tomou o
nome de cabeça
ou nau, tradução literal das palavras latinas.
O andamento do jogo Um
dos
jogadores lança ao ar uma moeda ao mesmo tempo em que a faz girar.
O companheiro pronuncia quer a palavra “cara”, quer a palavra “coroa”,
enquanto a moeda está ainda no ar. O lançador aposta pela
opção inversa.
Brinquedo
infantil. Duelo em que o sabugo de milho funciona como sabre, batendo
um
no outro até partir-se em pedaços.
Cuiba
Jogo infantil dos negros em que entram duas pessoas, cada uma com o seu sabugo de milho seguro pela metade. Cada um tem a sua vez de bater com toda a força na que o outro segura. O que primeiro quebra o sabugo do contrário é que ganha, Etim-sumba (Cannecatim). Dante de Laytano, Os Africanismos do Dialeto Gaúcho, Porto Alegre, 1936. |
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Os
carrinhos
de rolimã surgiram por acaso e por criatividade pura dos meninos.
Os
carrinhos
de rolimã começaram como divertimento, e hoje é um
esporte com muitos afeiçoados. Quem criou e administra a prova é
o Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia da USP. A prova de
carrinhos de rolimã tem 700 m e não há limite de idade.
Nesta prova da USP há um regulamento: os carrinhos não podem exceder os 1.500 mm de comprimento por 1.000 mm de largura e o peso deve ser inferior a 35 kg. Os rolamentos devem ter diâmetro de 150 mm. Para correr em carrinhos de rolimã, os participantes têm de usar capacetes, luvas e sapatos. O Torneio Grand Prix Poli/SKF em 1995 já estava em sua 21ª disputa. |
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Jogo infantil com castanhas de caju. Um jogador guarda na mão uma quantidade de castanhas, ignorada pelos companheiros. E pergunta: - Curre-curre? Dizem
um
número qualquer. Coincidindo com a quantidade de castanhas da mão
do primeiro jogador, este perde. Em caso contrário, ganhará.
Agreste e litoral sul do Rio Grande do Norte. Informação de Hélio Galvão. |
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Escolher
o “Sô Mestre”, que
será o comandante do jogo. Ele diz e recebe a resposta do
grupo: Em
seguida diz: “Sô Rei mandou
dizer para... (dá uma ordem), menos eu que sou gavião
de penacho.” O Livro dos jogos e das brincadeiras: para todas as idades / Heliana Brandão, Maria das Graças V. G. Froeseler. - Belo Horizonte: Editora Leitura, 1997. |
Existem
outras variações.
Da comunidade de Piaçabuçu (~1950) é o seguinte: “A”
seria o equivalente de “Sô
Mestre” e “B” = todos. A
: Boca de Forno Todos saem correndo. Escorço do folclore de uma comunidade – Alceu Maynard Araújo in Revista do Arquivo Municipal CLXVI – Departamento de Cultura da Prefeitura do município de São Paulo, 1962 |
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Fontes : Dicionário do Folclore Brasileiro / Câmara Cascudo. - Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A. sem data Todos os Esportes do Mundo / Orlando Duarte. - 1ª ed. - São Paulo: Makron Books, 1996. Recreação para todos (Manual Teórico-Prático) / Mauro Soares Teixeira, Jarbas Sales de Figueiredo. – São Paulo: Editora Obelisco Ltda, 1970 |
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