Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul



Centro-Oeste: Artesanato
Objetos Utilitários, decorativos e de adorno criados por indígenas e brancos compõem o rico artesanato desta região.

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, temos o Museu do Artesanato, inaugurado em 1910, sediou o Grupo Escolar Senador Azeredo e funcionou como instituição de ensino até 1975, quando passou a abrigar a Casa do Artesão. Em 1982 foi transformado em museu, com a aquisição de peças de cerâmica, trançado, madeira e couro, provenientes das comunidade ribeirinhas e interioranas. São mais de 400 peças, como artefatos indígenas, vasos, redes, altares, fornos de barro, que compõem um acervo representativo das manifestações artesanais regionais, festas religiosas e danças.

Cerâmica: tradição da região


Artesanato indígena à venda na cidade.


Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, temos a Barroarte, espaço destinado a artesãos e artistas plásticos que representam a expressiva cultura pantaneira. Localizada numa casa de estilo colonial, a Barroarte coloca à venda artesanato regional, quadros, peças indígenas, doces caseiros e acessórios utilitários e decorativos.






A Associação dos Artesãos do Estado de Goiás, fundada em 1987, tem como objetivo expor, divulgar e comercializar os trabalhos de 317 artistas, muitos deles habitantes de várias aldeias indígenas.
Tribos importantes de Goiás, como Karajás, Tapirapés, Xeretes, Kraiôs, Apinagés, Kaiapós, Kamayurás, Kalapalos, Jurunas, Bororós, Xavantes, Yalapitis e Caraíbas (homens brancos) têm liberdade de criar e espaço garantido para expor seus trabalhos.


Cesto trançado de palha Karajá

Fonte : Guias Philips: Pantanal e Bonito. - São Paulo: Horizonte Geográfico, 2000



Artesanato

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter